Curso de Design da Ufes: visão panorâmica

1. Antecedentes:

Desde o ano de 2013, o Curso de Design passou por um amplo processo de renovação de sua estrutura e fundamentos. O resultado deste esforço foi homologado  pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão no dia 18 de dezembro de 2020 (Resolução 61/2020 CEPE-UFES).

Verifique abaixo a síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Design - Versão 2020.

2. Visão Geral do Curso:

2.1. O sistema curricular do Curso de Design no Projeto Pedagógico de Curso -- versão 2020 -- prevê o cumprimento da carga horária total de 2400 horas, distribuídas da seguinte maneira:

a) 1200 horas de disciplinas obrigatórias básicas;

b) 540 horas de disciplinas profissionalizantes;

c) 480 horas de disciplinas de formação transversal;

d) 240 horas de disciplinas obrigatórias de caráter extensionista;

e) 180 horas de Atividades Complementares

2.2. O Tempo Mínimo de Integralização é de 4 anos e o Tempo Máximo de Integralização é de 5,5 anos.

2.3. A Carga Horária Mínima de Matrícula Semestral é igual a 60 horas e a Carga Horária Máxima de Matrícula Semestral é igual a 420 horas

2.4. A matriz curricular está estruturada em dois grandes blocos de disciplinas: o Ciclo Básico e o Ciclo Avançado.

2.5. As disciplinas do Ciclo Avançado estão divididas, por sua vez, em três sub-blocos: as Disciplinas Profissionalizantes, as Disciplinas de Formação Transversal e os Projetos Integrados à Comunidade.

2.6. Além das disciplinas, a integralização da formação do aluno prevê a realização obrigatória de Atividades Complementares e de atividades de caráter extensionista. Por fim, o aluno poderá participar, de forma opcional, de Projetos de Iniciação Científica ou de Projetos de Extensão para além das cargas horárias mínimas exigidas, bem como realizar estágios dentro das unidades da própria universidade, ou em empresas, escritórios e outras instituições públicas ou privadas.

Para conhecer os fundamentos de tais atividades, consulte ESTE LINK.

3. Grade Curricular:

Confira uma visão panorâmica da grade curricular do Curso de Design, consultando ESTE LINK.

4. Corpo Docente:

Conheça os professores do Curso de Design, consultando ESTE LINK.

5. Núcleos e Laboratórios de Pesquisa e Extensão:

Conheça os laboratórios do Curso de Design, consultando ESTE LINK.

6. Estágios:

Para saber informações sobre estágios, consulte ESTE LINK.

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.