Atividades Complementares

Desde junho de 2020, as Atividades Complementares válidas para os Projetos Pedagógicos do Curso de Design (versões 2015 e 2020) contam com novas regras e nova tabela, com a definição da carga horária para cada uma delas.

Observe que, para a pessoa que está vinculada ao PPC 2015, as Atividades Complementares são opcionais.

Já para quem está vinculado ao PPC 2020, as Atividades Complementares são obrigatórias, com 180h. 

 

Passos para solicitar o cadastro das Atividades Complementares no histórico:

A solicitação é composta por três etapas principais, conforme segue:

a) Reunir comprovantes, analisar a tabela e preencher o requerimento.

b) Solicitar o cadastro via Portal do Aluno.

c) Envio do requerimento preenchido e de todos os comprovantes para o e-mail indicado.

O não cumprimento de alguma etapa acarretará na solicitação ficar pendente até que todas as etapas sejam concluídas.  Abaixo, seguem os passos detalhados:

1. Reúna e digitalize os comprovantes de Atividades Complementares;

2. Baixe e preencha o arquivo "Formulário para solicitar creditação de Atividades Complementares";

2.1. Para preencher o formulário, consulte a "Tabela de Atividades Complementares do PPC 2015 ou PPC 2020 (consulte a tabela do PPC ao qual você está vinculado). Atente para a carga horária máxima permitida para cada categoria ao preencher o formulário. 

2.2. O sistema só aceita o cadastro de horas inteiras, sendo o mínimo o valor de 1 (uma) hora. Caso o certificado apresentado seja de 1 hora e 30 minutos, será computada a 1 hora inteira, apenas;

2.3. No caso de comprovação de atividades técnicas (participação em projetos), prepare seu portfólio, de acordo com os orientações da categoria 6 da Tabela de Atividades Complementares do seu PPC;

3. Para cadastrar as atividades, proceda do seguinte modo:

3.1. Acesse, no Portal do Aluno, no menu à esquerda, o link "Atividades Complementares".

3.2. Para preencher, siga o tutorial disponível neste link e as informações do formulário preenchido (item 4).

4. Envie todos os comprovantes e o formulário preenchido pelo seu contato institucional (@edu.ufes.br) para o e-mail complementares.design.ufes [at] gmail.com. Coloque seu nome e número de matrícula no assunto do e-mail;

5. Aguarde o contato e a análise da Coordenação de Atividades Complementares, em resposta à mensagem de envio dos comprovantes. 

Atenção: Solicitações de cadastro de atividades no Portal do Aluno sem o envio de comprovantes para o e-mail complementares.design.ufes [at] gmail.com apenas serão analisadas após o recebimento da documentação. 

 

OBSERVAÇÃO: No caso dos estudantes ingressos no curso antes da aprovação do regulamento de atividades complementares, recomenda-se que o envio da solicitação e da comprovação formal do cumprimento de Atividade Complementar deve ser feito até o último dia de aula do último semestre cursado pelo estudante antes da sua colação de grau, para evitar possíveis imprevistos e atrasos na creditação.

 

ALERTA IMPORTANTE: após orientação de caráter técnico-pedagógico encaminhada pela Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico da Prograd, desde o final de 2020, não é mais possível realizar aproveitamentos entre Atividades Complementares e carga horária de disciplinas optativas. 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910