Metodologias de ensino-aprendizagem

As metodologias adotadas no desenvolvimento do curso buscam viabilizar o compartilhamento de informações, a reflexão crítica e a construção de conhecimento, bem como a experiência de aprendizagem revitalizada pela informação teórica. Tais metodologias caracterizam-se pelo alto grau de interação entre docentes e discentes, e pelo alto grau de protagonismo conferido ao alunado na construção de sua formação. São adotadas técnicas tais como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, instrução pelos pares e aprendizagem baseada em projetos, sendo esta última a abordagem estruturante da formação oferecida pelo curso.

A aprendizagem baseada em projetos, na qual se baseia a prática do Design, permite a problematização e a formulação de hipóteses em atividades simuladas e em situações reais para formalizar, experimentar, verificar e assimilar o conteúdo teórico, por meio de reflexão contextualizada.

Neste sentido, desempenham importante papel formativo as disciplinas de Projeto Integrado à Comunidade 1, 2, 3 e 4, as quais serão realizadas em situações de projeto prospectadas pelos docentes do Departamento de Desenho Industrial e aprovadas pela Câmara Departamental, destinadas a promover experiências extensionistas sempre inovadoras, marcadas pela irrepetibilidade da problemática a ser trabalhada junto à comunidade externa à qual se dirige o projeto, na medida em que cada projeto de design é único e irrepetível, sendo definido pelo conjunto específico de objetivos, demandas e expectativas do público-alvo, clientela ou usuários envolvidos, bem como de suas características socioeconômicas e culturais, e demais limites de ordem financeira, tecnológica, legal etc.

O objetivo da formação oferecida pelo curso de Design da Ufes é formar profissionais com capacidade de diálogo e trabalho em equipe, além do compromisso de auxiliar o aprendiz a desenvolver habilidades individuais, autonomia projetual, crítica e investigativa. Tendo isso em vista, as práticas pedagógicas e andragógicas visam estimular interação, autonomia e aprendizado a partir de vivências e experiências no âmbito da universidade em atividades de ensino, pesquisa e em práticas extensionistas, com a sociedade, para promover a resolução de problemas em contextos laboratoriais e de realidade social, de modo interdisciplinar e integrador.

Ademais, busca-se incentivar a montagem de exposições didáticas, a visita a exposições, visitas técnicas a unidades produtivas da indústria, proposição de palestras nas disciplinas, dentre outras atividades, a fim de fomentar o contato do aluno com a comunidade acadêmica, sociedade e mercado, sendo tais práticas relativas ao rol de Atividades Complementares do Projeto Pedagógico de Curso.

Dentre as técnicas de ensino utilizadas destacam-se discussões em grupo, construções coletivas, seminários, estudos dirigidos, estudos de caso, aulas expositivas teóricas e dialogadas, trabalhos, dinâmicas e apresentações em grupo, com o intuito de proporcionar ao estudante o aprimoramento de suas capacidades de observação, pesquisa, leitura, diálogo, análise, crítica, síntese e prática reflexiva. Os métodos e as técnicas de ensino e aprendizagem são adaptados conforme as necessidades e características de cada turma e do conteúdo a ser ministrado em cada disciplina e/ou tópico disciplinar.

O curso se apoia em avaliação diagnóstica e formativa, para reconhecer e compreender as peculiaridades dos aprendizes e adaptar as práticas às necessidades de formação; participativa e somativa, por meio da avaliação de projetos, apresentações orais e trabalhos teóricos, teórico-práticos e práticos, com o objetivo de fornecer dados e informações qualitativas e quantitativas para auxiliar o estudante a compreender e aprimorar suas competências e sua aprendizagem, de modo processual e contínuo.

Por fim, a realização de visitas culturais e visitas técnicas a unidades produtivas da indústria local e nacional consiste numa estratégia fundamental para promover a interação dos estudantes com as instâncias produtivas em meio às quais a prática profissional posterior se dará. Tais instâncias produtivas envolvem indústria gráfica, papel e celulose, indústria moveleira, têxtil, embalagens e quaisquer outras unidades fabris onde se dê a fabricação de artefatos e bens de uso ou o beneficiamento de matérias-primas passíveis de utilização em projetos.

No que diz respeito às visitas culturais, as mesmas incluem a visitação a museus, mostras temporárias, bienais de arte e design, mostras de cinema e audiovisual, e quaisquer eventos que venham a enriquecer a compreensão propriamente sócio-cultural do alunado a respeito da complexidade simbólica tanto de sua atividade como futuros projetistas como da relação entre a sociedade e o acervo multifacetado de bens materiais. Tanto as visitas técnicas a unidades produtivas quanto viagens culturais vêm sendo promovidas ininterruptamente pelos professores, desde a fundação do curso de graduação. 

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