Organização curricular PPC 2020

O curso de Design é integral. O sistema curricular proposto para o Curso de Design no Projeto Pedagógico de Curso - versão 2020 - prevê o cumprimento de carga horária total equivalente a 2400 horas, distribuídas em 1200 horas de disciplinas obrigatórias básicas, 540 horas de disciplinas profissionalizantes, 480 horas de disciplinas de formação tranversal, 240 horas de disciplinas obrigatórias de caráter extensionista e 180 horas de Atividades Complementares. 

O Tempo Mínimo de Integralização é de 4 anos e o Tempo Máximo de Integralização é de 5,5 anos. A Carga Horária Mínima de Matrícula Semestral é igual a 60 horas e a Carga Horária Máxima de Matrícula Semestral é igual a 420 horas. 

A matriz curricular está estruturada em dois grandes blocos de disciplinas: o Ciclo Básico e o Ciclo Avançado. As disciplinas do Ciclo Avançado estão divididas, por sua vez, em três sub-blocos: as Disciplinas Profissionalizantes, as Disciplinas de Formação Transversal e os Projetos Integrados à Comunidade.

Além das disciplinas, a integralização da formação do aluno prevê a realização obrigatória de Atividades Complementares e de atividades de caráter extensionista. Por fim, o aluno poderá participar, de forma opcional, de Projetos de Iniciação Científica ou de Projetos de Extensão para além das cargas horárias mínimas exigidas, bem como realizar estágios dentro das unidades da própria universidade, ou em empresas, escritórios e outras instituições públicas ou privadas.

A concepção e a linearidade das atividades previstas neste PPC, bem como suas correlações em termos de pré-requisitos, seguem esclarecidas na sequência.

Ciclo Básico: trata-se da primeira fase da formação do alunado, na qual os estudantes terão contato com os conteúdos essenciais para a sua formação superior enquanto designers, independente das disciplinas profissionalizantes que serão escolhidas posteriormente, no Ciclo Avançado.

O Ciclo Básico é formado por um conjunto de 20 (vinte) disciplinas de caráter obrigatório, alocadas entre o primeiro e o quarto períodos. Tais disciplinas perfazem a carga horária de 1.200 horas, das quais é obrigatório o cumprimento de 900 horas (75% da carga horária do Ciclo Básico) para que o estudante dê continuidade aos seus estudos, avançando em direção ao Ciclo Avançado e às demais atividades de sua formação. Além das disciplinas, os estudantes podem realizar, desde o início de sua formação, as Atividades Complementares, cujos fundamentos estão explicados NESTE LINK.

As disciplinas do Ciclo Básico são de caráter obrigatório, e apresentam os conteúdos imprescindíveis à formação básica na área profissional do Design, de modo a sustentar a continuidade da formação em qualquer habilitação ou ênfase escolhida pelo estudante posteriormente. Trata-se de conteúdos sem os quais o exercício profissional estaria comprometido, correspondendo principalmente às competências e habilidades enumeradas abaixo, tais como descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais:

I - capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando domínio de técnicas e de processo de criação;

II - capacidade para o domínio de linguagem própria expressando conceitos e soluções, em seus projetos, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;

(...)

IV - visão sistêmica de projeto, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, psicológicos e sociológicos do produto;

(...)

VIII - visão histórica e prospectiva, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas de sua atividade.

Uma visão panorâmica das disciplinas do Ciclo Básico pode ser conferida na Tabela 1 DESTE LINK. 

Algumas disciplinas específicas do Ciclo Básico apresentam ainda conteúdos pertinentes às temáticas transversais (educação ambiental, direitos humanos, relações étnico-raciais, história e cultura afrobrasileira, africana e indígena) contemplando o disposto nas Resoluções CNE/CES Nº 01 (17/06/2004), Nº 01 (30/05/2012) e Nº 02 (15/06/2012), além da da Lei Nº 11.645 (10/03/2008).

Ciclo Avançado: trata-se da segunda fase da formação do alunado, prevista para acontecer entre o quinto e o oitavo períodos, no decorrer dos quais cada estudante deverá cumprir as seguintes atividades: cumprimento obrigatório de carga horária mínima em disciplinas de tipo profissionalizante; cumprimento obrigatório de carga horária relativa às atividades extensionistas (nas disciplinas específicas de Projetos Integrados à Comunidade ou Projetos de Extensão) e continuação do cumprimento das Atividades Complementares.

A periodização das disciplinas do Ciclo Avançado não é fixada, podendo o aluno se matricular livremente nas mesmas, de acordo com o seu planejamento individual e da oferta de disciplinas. A matrícula em cada um das disciplinas dependerá apenas do cumprimento de seus pré-requisitos individuais. As categorias de disciplinas que compõem o Ciclo Avançado -- Disciplinas Profissionalizantes, Disciplinas de Formação Transversal e Projetos Integrados à Comunidade -- seguem explicadas a seguir.

Disciplinas Profissionalizantes (Ciclo Avançado): Trata-se de um conjunto de disciplinas cuja finalidade é fornecer ao alunado os conteúdos correspondentes às competências e habilidades profissionais plenas. É obrigatória a integralização da carga horária de 540 horas nesta categoria. Tais disciplinas foram idealizadas exclusivamente no âmbito do Departamento de Design da Ufes, pois o mesmo reúne os especialistas na área, sendo a unidade institucional logicamente responsável por elaborá-las e ofertá-las. O conjunto de Disciplinas Profissionalizantes é subdividido em diversos Eixos Temáticos, determinados por expertises e tipologias projetuais específicas.

Cada Eixo Temático abarca uma quantidade de disciplinas correspondente à sua abrangência e complexidade, as quais podem estruturam o conhecimento global do Eixo em termos de complexidade -- passando pelos níveis introdutório/básico, intermediário e avançado --, e/ou enfatizam aspectos particulares deste conhecimento global, alocando cada um desses aspectos em uma disciplina específica do Eixo Temático correspondente.

A configuração disciplinar deste Projeto Pedagógico de Curso possibilita a atualização e expansão curricular contínuas e ininterruptas, pois sua concepção prevê a possibilidade permanente de incorporação de novos Eixos Temáticos e/ou Disciplinas Profissionalizantes à Matriz Curricular, na medida do crescimento e da especialização contínua do corpo docente, e/ou do surgimento de novas demandas profissionais/acadêmicas, impostas pela sociedade à formação superior dos designers.

A possibilidade de incorporação de novos Eixos Temáticos e/ou Disciplinas Profissionalizantes à Matriz Curricular consiste no dispositivo que garante a atualização curricular contínua e ininterrupta, sem que se imponha a necessidade de uma reestruturação curricular global. Este dispositivo tem como fundamento o caráter optativo das Disciplinas Profissionalizantes, quando tomadas isoladamente, bem como a intercambiabilidade de suas cargas horárias. Isso não significa, no entanto, que tais disciplinas sejam opcionais, pois elas constituem o cerne da formação em nível superior aqui proposta.

Além de permitir a atualização curricular contínua e ininterrupta por parte da instituição, as Disciplinas Profissionalizantes de caráter optativo e com carga horária intercambiável permitem que cada estudante componha sua formação individual de acordo com a identificação de suas próprias potencialidades e interesses, podendo optar por conteúdos que estejam de acordo com tais percepções, sem a obrigatoriedade de cursar disciplinas profissionalizantes que não estejam alinhadas ao perfil profissional pretendido para si.

Em termos operacionais, no decorrer do Ciclo Avançado, cada estudante poderá optar, segundo seu próprio arbítrio, dentre as diversas Disciplinas Profissionalizantes ofertadas, podendo forjar uma formação profissional generalista, ou aperfeiçoar-se em Eixos Temáticos específicos, ou ainda compor uma formação que venha a mesclar estas duas possibilidades. No caso das Disciplinas Profissionalizantes, a obrigatoriedade diz respeito à carga horária total a ser cumprida por cada estudante em disciplinas deste grupo disciplinar, a qual deve perfazer, conforme já esclarecido, um total de 540 horas (9 disciplinas de 60h cada). Em outras palavras, no que diz respeito à escolha das Disciplinas Profissionalizantes, cada estudante poderá compor sua formação cursando aquelas que julgar mais afeitas à trajetória idealizada para si. 

No que diz respeito à oferta das Disciplinas Profissionalizantes, cabe enfatizar que a mesma se dará de forma intermitente, de acordo com o levantamento semestral de intenção de matrícula, a ser realizado pela Coordenação do Curso, de modo que as disciplinas ofertadas sejam ajustadas às expectativas do alunado, bem como à capacidade de oferta do Departamento de Design, em termos de disponibilidade de docentes e de espaços didáticos adequados.

Uma visão panorâmica das Disciplinas Profissionalizantes do Ciclo Avançado pode ser conferida na Tabela 3 DESTE LINK.  

Além das Disciplinas Profissionalizantes, a Matriz Curricular do PPC Design 2020 também conta com uma série de Disciplinas de Formação Transversal, cujos conteúdos não correspondem ao cerne da formação de designers em nível superior, mas potencializam a formação de cada estudante em sentido transdisciplinar, de acordo com as escolhas individuais de cada estudante.

Disciplinas de Formação Transversal (Ciclo Básico e Ciclo Avançado): trata-se de um conjunto com cerca de uma centena de disciplinas optativas, ofertadas por diversos Departamentos da Universidade, cujos conteúdos têm o potencial de ampliar as capacidades de atuação interdisciplinar dos designers, e aprimorar ainda mais a formação individual em aspectos específicos, de acordo com a livre escolha de cada estudante.

A carga horária mínima obrigatória do bloco de Disciplinas de Formação Transversal equivale a 240 horas (4 disciplinas de 60h cada), mas cada estudante pode cursar mais disciplinas para além do mínimo exigido.

Conheça mais informações sobre as Disciplinas de Formação Transversal do Ciclo Avançado na Tabela 4 DESTE LINK. 

Tal como ocorre ao elenco de Disciplinas Profissionalizantes, o elenco de Disciplinas de Formação Transversal também pode ser ampliado, de acordo com a mesma força motriz responsável pela ampliação da Matriz Curricular como um todo, qual seja, a imposição de demandas sociais e/ou o desenvolvimento institucional da própria Universidade e a aproximação orgânica entre os seus diversos Departamentos. O presente Projeto Pedagógico prevê a possibilidade de cumprimento das Disciplinas de Formação Transversal junto ao próprio Centro de Artes, e também junto a diversos outros centros de ensino da universidade, junto ao alunado de outros cursos de graduação.

Atividades Extensionistas (Ciclo Básico e Ciclo Avançado): Projetos Integrados à Comunidade 1, 2 3 e 4

As atividades extensionistas consistem num componente curricular de cumprimento obrigatório, tal como prevê a Lei nº 13.005 (25/06/2014) em uma de suas estratégias, a qual preconiza “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social; (...)”.

Tendo em vista o disposto em tal Lei Federal, o Departamento de Design idealizou um conjunto de quatro disciplinas, denominadas Projetos Integrados à Comunidade 1, 2 3 e 4, cujas cargas horárias individuais são equivalentes a 60 (sessenta) horas, e cuja ementa varia de acordo com a experiência do estudante em relação à prática extensionista, desde o estudante sem experiência prévia, passando pelo estudante já iniciado em prática extensionista, até os estudantes em níveis intermediário e avançado, respectivamente. Trata-se de um conjunto de disciplinas idealizado para assegurar à totalidade do alunado a oferta de práticas extensionistas supervisionadas, por meio de sua oferta regular, cabendo ao docente responsável a identificação e preparação da situação e grupo social a serem abordados/atendidos. Em suma, o alunado cumprirá a carga horária relativa às atividades extensionistas das quais trata a Lei nº 13.005 mediante a matrícula e cumprimento das quatro disciplinas de Projeto Integrado à Comunidade. 

Conheça mais informações sobre os Projetos Integrados à Comunidade na Tabela 2 DESTE LINK. 

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