Como inserir as Atividades Complementares no Histórico Escolar?

Para solicitar o cadastro das Atividades Complementares no seu Histórico Escolar, siga atentamente as três etapas principais descritas a seguir. Porém, se você quer solicitar aproveitamento de Projetos de Extensão para dsiciplinas de PIC, consulte ESTE LINK.

a) Reuna seus comprovantes, analise a Tabela de Atividades Complementares e preencha o requerimento em anexo.

b) Solicite o cadastro das Atividades Complementares via Portal do Aluno, especificando as informações solicitadas no próprop portal.

c) Envie o requerimento preenchido e de todos os comprovantes para o e-mail indicado abaixo.

 

Observe que o não cumprimento de alguma etapa deixará a solicitação pendente até que todas as etapas sejam concluídas. Abaixo, seguem os passos detalhados:

1. Reúna e digitalize os comprovantes de Atividades Complementares;

 

2. Baixe e preencha o arquivo "Formulário para solicitar creditação de Atividades Complementares";

2.1. Para preencher o formulário, consulte a "Tabela de Atividades Complementares do PPC 2015 ou PPC 2020 (consulte a tabela do PPC ao qual você está vinculado). Atente para a carga horária máxima permitida para cada categoria ao preencher o formulário. 

2.2. O sistema só aceita o cadastro de horas inteiras, sendo o mínimo o valor de 1 (uma) hora. Caso o certificado apresentado seja de 1 hora e 30 minutos, será computada a 1 hora inteira, apenas;

 

3. Para cadastrar as atividades, proceda do seguinte modo:

3.1. Acesse, no Portal do Aluno, no menu à esquerda, o link "Atividades Complementares".

3.2. Para preencher, siga o tutorial disponível neste link e as informações do formulário preenchido (item 4).

 

4. Envie todos os comprovantes e o formulário preenchido pelo seu contato institucional (@edu.ufes.br) para o e-mail complementares.design.ufes [at] gmail.com. Coloque seu nome e número de matrícula no assunto do e-mail;

 

5. Aguarde o contato e a análise da Coordenação de Atividades Complementares, em resposta à mensagem de envio dos comprovantes. 

Atenção: Solicitações de cadastro de atividades no Portal do Aluno sem o envio de comprovantes para o e-mail complementares.design.ufes [at] gmail.com não serão analisadas. 

 

OBSERVAÇÃO: No caso dos estudantes ingressos no curso antes da aprovação do regulamento de atividades complementares, recomenda-se que o envio da solicitação e da comprovação formal do cumprimento de Atividade Complementar deve ser feito até o último dia de aula do último semestre cursado pelo estudante antes da sua colação de grau, para evitar possíveis imprevistos e atrasos na creditação.

 

ALERTA IMPORTANTE: após orientação de caráter técnico-pedagógico encaminhada pela Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico da Prograd, desde o final de 2020, não é mais possível realizar aproveitamentos entre Atividades Complementares e carga horária de disciplinas optativas (PPC 2015). 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910