Disciplinas Profissionalizantes (Ciclo Avançado)

As Disciplinas Profissionalizantes têm por finalidade fornecer ao alunado os conteúdos correspondentes às competências e habilidades profissionais plenas. É obrigatória a integralização da carga horária de 540 horas nesta categoria. Tais disciplinas foram idealizadas exclusivamente no âmbito do Departamento de Desenho Industrial da Ufes, pois o mesmo reúne os especialistas na área, sendo a unidade institucional logicamente responsável por elaborá-las e ofertá-las. O conjunto de Disciplinas Profissionalizantes é subdividido em diversos Eixos Temáticos, determinados por expertises e tipologias projetuais específicas.

Cada Eixo Temático abarca uma quantidade de disciplinas correspondente à sua abrangência e complexidade, as quais podem estruturam o conhecimento global do Eixo em termos de complexidade -- passando pelos níveis introdutório/básico, intermediário e avançado --, e/ou enfatizam aspectos particulares deste conhecimento global, alocando cada um desses aspectos em uma disciplina específica do Eixo Temático correspondente.

A configuração disciplinar deste Projeto Pedagógico de Curso possibilita a atualização e expansão curricular contínuas e ininterruptas, pois sua concepção prevê a possibilidade permanente de incorporação de novos Eixos Temáticos e/ou Disciplinas Profissionalizantes à Matriz Curricular, na medida do crescimento e da especialização contínua do corpo docente, e/ou do surgimento de novas demandas profissionais/acadêmicas, impostas pela sociedade à formação superior dos designers.

A possibilidade de incorporação de novos Eixos Temáticos e/ou Disciplinas Profissionalizantes à Matriz Curricular consiste no dispositivo que garante a atualização curricular contínua e ininterrupta, sem que se imponha a necessidade de uma reestruturação curricular global. Este dispositivo tem como fundamento o caráter optativo das Disciplinas Profissionalizantes, quando tomadas isoladamente, bem como a intercambiabilidade de suas cargas horárias. Isso não significa, no entanto, que tais disciplinas sejam opcionais, pois elas constituem o cerne da formação em nível superior aqui proposta.

Além de permitir a atualização curricular contínua e ininterrupta por parte da instituição, as Disciplinas Profissionalizantes de caráter optativo e com carga horária intercambiável permitem que cada estudante componha sua formação individual de acordo com a identificação de suas próprias potencialidades e interesses, podendo optar por conteúdos que estejam de acordo com tais percepções, sem a obrigatoriedade de cursar disciplinas profissionalizantes que não estejam alinhadas ao perfil profissional pretendido para si.

Em termos operacionais, no decorrer do Ciclo Avançado, cada estudante poderá optar, segundo seu próprio arbítrio, dentre as diversas Disciplinas Profissionalizantes ofertadas, podendo forjar uma formação profissional generalista, ou aperfeiçoar-se em Eixos Temáticos específicos, ou ainda compor uma formação que venha a mesclar estas duas possibilidades. No caso das Disciplinas Profissionalizantes, a obrigatoriedade diz respeito à carga horária total a ser cumprida por cada estudante em disciplinas deste grupo disciplinar, a qual deve perfazer, conforme já esclarecido, um total de 540 horas (9 disciplinas de 60h cada). Em outras palavras, no que diz respeito à escolha das Disciplinas Profissionalizantes, cada estudante poderá compor sua formação cursando aquelas que julgar mais afeitas à trajetória idealizada para si. 

No que diz respeito à oferta das Disciplinas Profissionalizantes, cabe enfatizar que a mesma se dará de forma intermitente, de acordo com o levantamento semestral de intenção de matrícula, a ser realizado pela Coordenação do Curso, de modo que as disciplinas ofertadas sejam ajustadas às expectativas do alunado, bem como à capacidade de oferta do Departamento de Desenho Industrial, em termos de disponibilidade de docentes e de espaços didáticos adequados.

Uma visão panorâmica das Disciplinas Profissionalizantes do Ciclo Avançado pode ser conferida na Tabela 3 DESTE DOCUMENTO.   

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910