Perfil do egresso

Segundo a visão proposta em 2000 pelo International Council of Societies of Industrial Design (ICSID, 2000), atualmente denominado World Design Organization (WDO), o designer é um profissional que tem como propósito estabelecer as qualidades multifacetadas de objetos, processos, serviços e seus sistemas de ciclos de vida, e que considera a dimensão da sua profissão como fator central da humanização inovadora das tecnologias e o fator crucial de trocas econômicas e culturais.

O WDO propôs uma nova definição em 2015, que descreve o design industrial como um processo estratégico de solução de problemas que impulsiona a inovação, desenvolve o sucesso comercial e conduz a uma melhor qualidade de vida através de produtos, sistemas, serviços e experiências inventivas (WDO, 2017). Já segundo o International Council Of Graphic Design Associations (ICOGRADA, 2013), o design corresponde a uma disciplina dinâmica e em constante evolução.

O designer formado aplica a intenção de criar o ambiente visual, material, espacial e digital, com competências empíricas, empregando abordagens interdisciplinares e híbridas para a teoria e a prática do design. Os designers entendem os impactos culturais, éticos, sociais, econômicos e ecológicos de seus empreendimentos e sua responsabilidade final em relação às pessoas e ao planeta, tanto em áreas comerciais como não comerciais.

Finalmente, o ICOGRADA ressalta que os designers devem respeitar a ética da profissão de design. Em síntese, o designer pesquisa, planeja, desenvolve e acompanha projetos em nichos diversos, propondo soluções para problemas complexos com domínio técnico de características e necessidades humanas, linguagens, processos produtivos, bem como as decorrentes implicações sociais, ambientais, econômicas e políticas. O conjunto de aspectos relacionados a essa atividade sugerem a interdisciplinaridade como aspecto fundamental da formação em design.

Em alinhamento com esses organismos internacionais, a formação profissional oferecida pelo Curso de Design aqui apresentado desenvolverá as seguintes competências e habilidades, indicadas no artigo 4o Artigo 4o da Res. 05/2004 - CES-CNE: capacidade criativa (domínio de técnicas e metodologias); domínio das diversas linguagens relativas à prática profissional; capacidade de interação com profissionais de outras áreas (interdisciplinaridade); capacidade de desenvolver projetos de acordo com uma visão sistêmica (combinação adequada dos fatores econômicos, culturais, psicossociológicos, tecnológicos, ambientais etc); conhecimento sólido dos setores produtivos; capacidade de gerenciamento em ambientes produtivos complexos; visão histórica e prospectiva, tendo em conta aspectos de ordem econômica, social, antropológica, ambiental, estética e ética.

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