Estágios

O curso de Design prevê a realização de estágios-não obrigatórios por seus estudantes. Para tanto, os seguintes pontos devem ser observados:

  1. Para que a/o estudante possa realizar um estágio, a entidade que oferece a vaga deve firmar um convênio com a Ufes, ou utilizar os serviços de um agente de integração empresa-escola conveniado com a universidade.
  2. Com um convênio firmado, a entidade contratante e a/o estudante deverão preencher o Termo de Compromisso de Estágio (TCE), bem como o seu Plano de Atividades.
  3. Uma vez que esta documentação esteja preenchida e assinada pela/o estudante e pelas entidades que ofertam o estágio, ela deverá ser encaminhada à Coordenação de Curso pelo email design [at] ufes.br.

 

A documentação necessária e demais informações sobre estágios estão disponíveis nos links abaixo:

  • Convênios: contém a lista das entidades já conveniadas com a Ufes, bem como orientações sobre como empresas, órgãos públicos, profissionais liberais, agentes de integração podem celebrar um convênio com a universidade.
  • Estágios não-obrigatórios: contém modelos da documentação (Termo de Compromisso, Termo Aditivo, Termo de rescisão) necessária, além de orientações sobre como iniciar, renovar ou encerrar um estágio, e demais informações.

 

ATENÇÃO! SÃO CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ESTÁGIO EM DESIGN:

  1. o/a supervisor/a de estágio na empresa deverá ter formação acadêmica em design ou área correlata. Em casos excepcionais, em que a pessoa que fará a supervisão não tenha formação acadêmica em design, deverá ser atestada sua experiência na área.
  2. a carga horária do estágio não pode ultrapassar 30 horas semanais, nem 6 horas diárias.
  3. as atividades descritas no Plano de Atividades devem ter clara relação com atividades do campo do design. Planos de Atividades cuja descrição não informe claramente as atividades previstas para o estudante e/ou que não tenham relação com atividades de design, poderão ser rejeitados e o estágio não será aceito.
  4. somente estudantes matriculadas/os poderão estagiar. Tanto o início quanto a continuidade do estágio estão condicionados à situação de matrícula da/do estudante.
  5. os horários de estágio não podem entrar em conflito com os horários das disciplinas nas quais a/o estudante está matriculada/o.
  6. deve haver um intervalo adequado entre os horários de término da aula e início do estágio (ou de término do estágio e início da aula), para deslocamento e refeição da/o estudante.
  7. reprovação em disciplinas é motivo para cancelamento do estágio.
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910