Conheça rapidamente o Curso de Design da Ufes

Veja aqui o vídeo institucional sobre o Curso de Design no YouTube!

1. Antecedentes do Curso:

Desde o ano de 2013, o Curso de Design passou por um amplo processo de renovação de sua estrutura e fundamentos. O resultado deste esforço foi homologado  pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão no dia 18 de dezembro de 2020 (Resolução 61/2020 CEPE-UFES).

Verifique abaixo a síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Design - Versão 2020.

2. Visão Geral do Curso:

2.1. O curso de Design é integral (matutino e vespertino).

2.2. Tempo Mínimo de Integralização (conclusão do curso): 4 anos (8 semestres).

2.3.  Tempo Máximo de Integralização: 5,5 anos (11 semestres).

2.4. Carga Horária Mínima de Matrícula Semestral: 60 horas (1 disciplina).

2.5. Carga Horária Máxima de Matrícula Semestral: 420 horas (7 disciplinas).

2.6. A grade curricular prevê o cumprimento de 2400 horas totais, distribuídas assim:

2.6.1. 1200 horas de disciplinas obrigatórias (Ciclo Básico).

2.6.2. 540 horas de disciplinas profissionalizantes (Ciclo Avançado).

2.6.3. 240 horas de disciplinas de formação transversal (final do Ciclo Básico e Ciclo Avançado).

2.6.4. 240 horas de disciplinas obrigatórias de caráter extensionista (final do Ciclo Básico e Ciclo Avançado).

2.6.5. 180 horas de Atividades Complementares (podem ser cumpridas durante o todo curso).

2.7. Pesquisa e Extensão: o/a estudante poderá participar, de forma opcional, de Projetos de Iniciação Científica ou de Projetos de Extensão, para além das cargas horárias mínimas obrigatórias exigidas em Atividades Complementares ou disciplinas extensionistas.

2.8. Estágio: o Curso de Design não exige a realização de estágio curricular. No entanto, o/a estudante poderá realizar estágios, de forma opcional, dentro das unidades da própria universidade ou em empresas, escritórios e outras instituições públicas ou privadas.

Para saber mais:

Grade curricular do Curso de Design

Ementas das disciplinas (a partir da página 48)

3. Corpo Docente:

Conheça os professores do Curso de Design, consultando ESTE LINK.

4. Núcleos e Laboratórios de Pesquisa e Extensão:

Conheça os laboratórios do Curso de Design, consultando ESTE LINK.

PARA SABER MAIS: Se você quer conhecer os Projetos de Extensão dos professores do Curso, consulte ESTE LINK, e realize uma consulta pelo nome do docente, por meio do campo "membro da equipe".

5. Estágios:

Para saber informações gerais sobre estágios, consulte ESTE LINK.

A Coordenação de Curso divulga as vagas de estágio pelo email do Portal do Professor.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.