História do Curso

O curso de graduação em Design da Universidade Federal do Espírito Santo teve início no ano de 1998, por meio da implantação do curso de graduação em Desenho Industrial. Esta nomenclatura foi substituída pela denominação “Design”, no ano de 2015. Em 1998, o Centro de Artes da UFES oferecia também os cursos de graduação em Artes Plásticas (bacharelado), Educação Artística (licenciatura) e Arquitetura e Urbanismo.

Naquele momento, o Centro de Artes da Ufes atravessava um intenso processo de renovação, que resultou não apenas na implantação do curso de Desenho Industrial, mas também na incorporação do curso de Comunicação Social, na criação dos cursos de graduação em Música e Audiovisual, e na implantação dos três Programas de Pós-graduação (Arte, Arquitetura e Comunicação e Territorialidades). Tais empreendimentos desencadearam uma grande expansão da estrutura física do Centro de Artes, bem como na ampliação de seu corpo docente.

Quando da sua implantação, em 1998, o curso de graduação em Desenho Industrial esteve vinculado prioritariamente ao Departamento de Artes Industriais e Decorativas (DAID), condição que foi alterada no ano de 2005, em face do processo de redepartamentalização promovido pela Direção do Centro de Artes e consolidado pela Resolução 15/2005 do Conselho Universitário.

Tal processo desencadeou a extinção de três departamentos: o Departamento de Artes Industriais e Decorativas (DAID), o Departamento de Formação Artística (DEFA) e o Departamento de Fundamentos Técnico-Artísticos (DFTA) foram substituídos, respectivamente, pelos então criados Departamento de Desenho Industrial (DDI), Departamento de Artes Visuais (DAV) e Departamento de Teorias da Arte e Música (DTAM). Tal alteração ensejou a realocação de alguns docentes para os novos departamentos, alterando a composição das unidades departamentais.

No que diz respeito ao então criado Departamento de Desenho Industrial, esse passou a ser constituído por docentes remanescentes do extinto Departamento de Artes Industriais e Decorativas, bem como por docentes que foram deslocados para o DDI dos extintos Departamento de Formação Artística e Departamento de Fundamentos Técnico-Artísticos.

Além de ser atendido, num primeiro momento, por docentes oriundos do campo das Artes, e que já pertenciam aos quadros da UFES em 1998, o curso de Desenho Industrial demandou a contratação de novos professores, cujas formações, atuações e trajetórias vêm contribuindo para uma série de transformações e para o amadurecimento do curso.

O corpo docente atualmente vinculado ao Curso apresenta um caráter multifacetado, forjado por meio dos estudos pós-graduados de cada professor, em distintos programas de mestrado e doutorado em diversas áreas -- Design, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Educação, Artes e Comunicação --, tanto no Brasil como no exterior.

Em meio ao processo de crescimento e reorganização do Centro de Artes, os membros do Departamento de Desenho Industrial, do Colegiado de Curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) implantaram uma série de revisões específicas na grade curricular do curso de graduação, tanto no âmbito específico das disciplinas obrigatórias já existentes desde 1998 (das quais foram alterados diversas ementas e programas), quanto na criação de diversas disciplinas optativas, cujos conteúdos não eram contemplados pelos dois Projetos Pedagógicos iniciais do curso.

Entre 2008 e 2015 o Projeto Pedagógico inaugural do curso foi alvo de ajustes, que incluíram alteração da nomenclatura “Desenho Industrial” para “Design”, além da creditação de horas cumpridas em atividades complementares, e da incorporação de diversas novas disciplinas optativas ao currículo. Em agosto de 2023, o Departamento de Desenho Industrial teve sua denominação alterada para Departamento de Design.

Além de promover a renovação de conteúdos disciplinares específicos, a atuação do corpo docente também vêm dando origem a laboratórios e núcleos, implantados ao longo dos anos, nos quais o alunado encontra oportunidades de ampliar a sua formação por meio da participação em projetos de pesquisa e extensão.

Em tais laboratórios, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de projetos de tipologias variadas, voltadas a diversos segmentos da sociedade, com vistas a gerar produtos, sistemas, interfaces e demais mecanismos que dinamizem o funcionamento dos segmentos em questão.

Todas as transformações acima mencionadas vêm ocorrendo em sintonia com a legislação que rege a oferta dos cursos superiores de Design no Brasil, cuja expressão mais importante é a Resolução 05/2004 - CES-CNE, na qual encontram-se fixadas as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design.

A referida Resolução foi adotada como o principal princípio norteador da recente atualização pedagógica do curso, tendo sido investigada detalhadamente pelos docentes envolvidos. As mudanças propostas na referida atualização pedagógica visam articular, por um lado, a evolução orgânica do próprio curso em seus mais de 20 anos de existência – crescimento e diversificação de interesses do corpo docente, surgimento e desenvolvimento de linhas e laboratórios de pesquisa e extensão, mudança no perfil dos alunos ingressantes, temas abordados na apresentação e histórico deste documento – e por outro, a necessidade de diálogo da Universidade com a realidade regional também em permanente transformação.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.